top of page
  • Foto do escritor704 Apps

Quanto custa ter seu aplicativo de mobilidade tipo Uber

Com a as altas tarifas dos grandes app de mobilidade como Uber e 99, motoristas com espírito empreendedor veem uma bela oportunidade para criar seus próprios aplicativos com suas marcas, adotando baixas tarifas e mesmo assim ganhar muito dinheiro com mobilidade.

Hoje o Brasil é referência em aplicativos White label, ou seja aplicativos que você pode colocar sua marca, o Brasil é referencia em tecnologia, basta ver a quantidade de gringos a procura de talentos brasileiros para desenvolvimento de Soft. Hoje pequenos grupos de motoristas já sabem o caminho das pedras, juntam-se, criam uma cooperativa ou uma empresa privada e vão a procurar de uma plataforma pra chamar de sua, são muitos casos de sucesso, pois a diferença ao fim do mês no bolso de motoristas que rodam em aplicativos regionais é gritante, com custos que chagam a 90% a menos, e mesmo com essas taxas baixas os empreendedores a frente do aplicativo estão faturando alto.

Existe duas maneiras pra ter seu aplicativo de mobilidade, são:

1- Contratar uma equipe e criar do zero, isso inclui analistas de sistemas , programadores, design gráficos e outros profissionais que devem estar num projeto deste tamanho, ao fim de alguns meses, você terá um aplicativo todo seu, onde o tal falado “código fonte” é todo seu e pode alterar quando e como quiser, essa é a maior vantagem, o custo é relativo, mas pode variar entre R$ 30 mil e R$ 200mil reais, o investimento é alto porém você pode expandir para todo mundo com seu aplicativo, lembre-se de alguns pontos que terá que gastar mensalmente além da equipe de T.I., como servidores de armazenamento, API de envio de mensagens, API de mapas “tipo google” e outros requisitos que sua equipe terá que administrar, normalmente essa opção é feita por grandes grupos que tem capital para investir a longo prazo, e claro que um investimento desses pode demorar um ou dois anos pra voltar, mas com o aquecimento do mercado, vale apenas sim pensar no caso.

2- Contratar um aplicativo em modo de ativação, neste modal, você escolherá uma empresa que já trabalha no mercado e contratará a plataforma para que você coloque sua marca sobre ele, suas cores, regras e enfim seu perfil no aplicativos, existem várias empresa no mercado, uma com modelos mais conservador onde você muda apenas o nome do aplicativo e pode escolher entre duas ou três cores a que prefere, já outras mais modernas são bem flexíveis e aceitam várias alterações de layout e fluxo para que se adapta ao que você quer. Neste modelo você pode gastar entre R$ 1mil e R$ 10mil reais, apenas cuidado com a empresa, verifique seus clientes e o que acham da plataforma que estão usando, lembre-se que é sua marca que vai ser exposta e se aplicação não for feita para aguentar grande fluxo ela vai para e te deixar na mão.

O bom e saber que uma escolha ou outra não é definitiva, você pode mudar a hora que quiser, pode começar grande e depois ver se é interessante manter a estrutura ou terceirizar com empresa que já trabalham com essa parte, ou iniciar com aplicativos contratados de empresa experientes e depois tendo um crescimento de mercado optar por desenvolver sua própria aplicação.

A verdade é que o mercado de mobilidade veio pra ficar, e aplicativos regionais caíram na graça dos usuários que preferem rodar com eles que com as grandes.

40 visualizações0 comentário
bottom of page